Se a Presença Digital de uma empresa já era fundamental para o crescimento do negócio, agora e daqui por diante é uma questão de sobrevivência.
Estudos apontam que uma pessoa visualiza o celular mais de 200 vezes por dia. Essas visualizações são principalmente ativadas pelas notificações de redes sociais e aplicativos de mensagens. Em alguns casos a navegação chega a consumir 5 horas do dia do usuário.
No Brasil, mais de 140 milhões de pessoas têm contato com a internet e, portanto, se sua empresa não tem presença digital está deixando de falar com toda essa fatia de mercado.
2020 e a pandemia do novo coronavírus evidenciaram a força da internet para fins comerciais e a importância de ter um negócio atuante nas mídias digitais, principalmente, nas redes sociais.
Há diversas ferramentas para estabelecer a presença digital da sua empresa. Esse é, certamente, o melhor caminho para atrair a atenção de potenciais clientes e ter sua marca lembrada.
Separamos aqui algumas das principais ferramentas para se fazer presente no mundo digital e relevante para o consumidor online.
Um site deve atender às necessidades do seu negócio e demandas dos seus clientes.
Ele apresenta sua empresa, destaca os principais serviços ou produtos como um grande portfólio, indica casos de sucesso, trabalhos já realizados, quais são os clientes atendidos, seus valores e metodologias de trabalho.
O seu site deve funcionar como um canal de comunicação da sua empresa. Para isso, precisa apresentar algumas características fundamentais:
Um blog bem feito aproxima o cliente da empresa e atrai novos consumidores. Nele, você pode criar conteúdos que esclareçam, orientem e informem aos usuários sobre seus produtos, serviços e assuntos relacionados ao universo do seu negócio. Vale lembrar que o conteúdo deve ser atualizado.
O Instagram é uma rede de compartilhamento de imagens, fotos e vídeos. Ou seja, uma rede social de impacto visual. O objetivo principal dessa rede é engajar o público com a marca. Quanto maior o engajamento maior a chance de transformar uma oportunidade em negócio.
O Twitter é o principal roteador de conteúdo do Brasil atualmente. Uma ferramenta de rápida propagação, largo alcance e bastante dinâmica. Pode fazer a diferença em uma boa estratégia de comunicação.
A rede social mais usada no mundo. Disponibiliza inúmeros recursos que possibilitam ao profissional de marketing, desenvolver ações assertivas por ser capaz de realizar segmentações precisas em função do público que se pretende alcançar.
O queridinho dos usuários, principalmente, para alguns segmentos de mercado, o WhatsApp como ferramenta de marketing digital já faz parte da estratégia de divulgação online de muitas empresas em função do seu número de usuários.
Algumas pessoas ainda acreditam que o LinkedIn é uma vitrine de vagas de emprego, o que é um grande equívoco. Por ser voltada para negócios e desenvolvimento profissional é ótimo para networking e para ações de marketing de empresas que atuam no segmento B2B.
O uso de vídeos facilita a comunicação e torna a apresentação de conteúdos, produtos e serviços muito mais interativa e interessante, retendo as pessoas por maior tempo. Uma ferramenta que só faz crescer.
Os consumidores recorrem ao Google quando desejam encontrar qualquer produto ou serviço. Se sua empresa estiver nos primeiros resultados demonstra credibilidade e é isso que gera oportunidades.
Pelo Google Meu Negócio, é possível que as pessoas tenham acesso ao site, telefone, endereço, avaliações, deixem comentários, feedbacks e façam perguntas sobre seu serviço ou produto. Uma ferramenta com muito potencial.
Campanhas Digitais (links patrocinados e anúncios digitais)
É através delas que as empresas têm a possibilidade de segmentar os perfis que serão atingidos pelos anúncios. Ou seja, é essa ferramenta que atinge diretamente o público desejado.
Se você tem uma pet shop de bairro, poderá segmentar a sua audiência para donos de pet que morem no mesmo bairro.
Com estratégias bem elaboradas você fala diretamente com seu público sem precisar gastar fortunas.
Importante na distribuição de conteúdo relevante para o seu usuário, com o objetivo de guiar o consumidor na trajetória de compra: desde o estágio de descoberta do seu produto ou serviço até a decisão de compra.
Essas ferramentas são grandes aliadas na construção da presença digital das marcas, dependendo do seu tipo de serviço e público, umas mais que outras.
Entender bem o seu mercado e testar as ferramentas para analisar quais delas trazem mais retorno no curto, médio e longo prazos é a estratégia mais recomendada.
Cada mercado e, principalmente, cada público tem uma maneira específica de se comunicar. A eficiência das ferramentas variam, mas o impacto de ter uma sólida presença digital é muito positivo tanto no fortalecimento da marca quanto no volume de oportunidades de negócio.